8 de março de 2017

Ser mulher... não mata mas mói!

Hoje é o dia da mulher, o que talvez muitos não sabem é que para este dia ser celebrado hoje, muitas mulheres morreram pela luta dos seus direitos. Ainda hoje a mulher não é respeitada como um ser humano de capacidades plenas, infelizmente as mulheres ainda tem salários mais baixos, ainda sofrem represálias no trabalho por engravidarem e serem mães, ainda são maltratadas e vitimas de vários tipos de violência. Hoje são essas mulheres que eu quero lembrar, as que sofrem todos os dias e muitas vezes em silêncio, as que lutam pelos seus direitos e ainda estão a morrer por isso.







Fui educada pela minha mãe a ser uma mulher emancipada, a não depender de um homem para chegar onde quer que fosse, mas isso é porque nasci em Portugal, porque se eu tivesse nascido no Lesoto (por exemplo), para ter um terreno meu tinha de ter um marido para que ele fosse coproprietário do mesmo, caso contrário nem sequer um terreno podia ter. Em Israel uma mulher não pode pedir o divórcio e em várias partes do mundo a mulher não pode votar. O Iémen é o pior país do mundo para se nascer mulher, perante os tribunais desse país uma mulher é considerada meia pessoa, para a palavra de uma mulher ser válida tem de ser duas a dizer o mesmo… 

E isso não aconteceu o século passado, isso acontece hoje!! Podem sempre rever a minha publicação sobre a Mutilação Genital Feminina (AQUI), que apesar de ter sido escrita em 2014, ela poderia ter sido escrita hoje.



Por tudo isto, decidi fazer uma lista de desvantagens que todas temos em relação aos homens, do quanto é duro ser mulher e do pouco valor que as sociedades, ainda demasiado patriarcais, nos dão.

- Continuamos a ser as maiores vitimas de violência domésticaseja ela física ou psicológica. Pelo mundo todo!


- A sociedade impõe que sejamos donas de casas exemplaresainda se olha de lado para uma mulher que não sabe cozinhar, mas se o mesmo acontecer com um homem, é normal "ele é homem".

- Temos de ser mães perfeitas, não gritar, ter sempre os filhos imaculados e ter sempre um sorriso na cara, coitada da mãe que diga que está cansada… é olhada de lado, uma irresponsável, só porque já não consegue ouvir o nome mãe, porque naquele dia os filhos já a chamaram 300 vezes. O pai… esse se levar os meninos a passear uma vez por semana e trouxer o salário para casa já é um pai perfeito (só que não).

- Se a criança for por algum motivo mal-educada a culpa é da mãe, em Portugal já se começa a dizer a culpa é dos pais, mas em Moçambique, por exemplo, qualquer coisa de errado que os filhos façam é culpa da mãe.

- Mãe não é um estado civil, parem de rotular as mães como mães solteiras, lá porque eu crio a minha filha sozinha isso não me atribui um novo estado civil. Além disso parabéns a todas as mulheres que são mãe e pai. Se uma mulher abandonar os filhos eu nem quero pensar os adjetivos que toda a sociedade usaria para a qualificar, já se o homem abandona os filhos, não lhes dá sustento… bem… ele não prestava e mais uma vez a culpa é da mulher que não soube escolher. DAMN!!!

- Um homem que cria os filhos sozinho é um herói, extremamente elogiado pela sociedade, eu não preciso de vos dizer os rótulos que as mães que criam os filhos sozinhas tem por aí, certo? 

- Nós temos de usar saltos altos, porque é bonito, porque é atraente... aquilo cansa, destrói a nossa coluna e não tem nada de benéfico usa-los diariamente, eu até entendo que algumas mulheres baixinhas gostem de usar saltos para se sentirem maiores, se eu usar uns saltos de 15 cm fico com 1.85… sem saltos eu já sou mais alta do que a grande maioria dos homens que conheço. Deixem-me!

- Um homem pode embebedar-se, a mulher de facto também, mas vai ser rotulada como vulgar, doida... enfim...

- Nós temos que nos depilar, mesmo que não seja a nossa vontade, reparem que no inverno as mulheres moderam a quantidade de vezes que se depilam porque os pelos estão escondidos… então… mais uma vez isto foi algo imposto pela sociedade (ok… esta parte eu até considero indispensável, mas talvez porque fui “formatada” assim), a maioria dos sistemas de depilação de longa duração são dolorosos e as lâminas corremos o risco de cortes e o pele cresce demasiado rápido. Sim… nós sofremos!

- Sofremos assédio sexual frequente, no trabalho, no autocarro, na internet, em todo o lado… O pior de tudo sobre este assédio é que muitas vezes passam de palavras aos atos e os números sobre violações são assustadores e SIM a (in)justiça ainda continua a considerar que a mulher pode ter provocado o homem se usar uma saía curta, decote ou batom forte. Shame!!!

-  A gravidez é a compensação que a mulher tem em relação ao homem, mas há muitas mulheres estéreis que sofrem imenso numa sociedade que apesar de tão evoluída não sabe respeitar isso, mas devo também dizer que a grande maioria das grávidas passam por muitas dores durante a gravidez e o parto pode ser também muito doloroso.

- Amamentar foi uma experiência fantástica, mas por falta de conhecimento e enorme sensibilidade… no inicio não foi nada fácil e lindo como aparece nos anúncios da TV, muitas mulheres sofrem imenso para conseguir amamentar e sim pode doer (no inicio).

- A TPM é como uma assombração, já não bastava menstruarmos ainda temos de ter outros sintomas associados? Ficamos mais irritáveis, mais sensíveis… e não… não é drama, são umas dezenas de hormonas que só podem ser acalmadas com compreensão e carinho.

- Urinar em qualquer lugar nem pensar… e tantas vezes nós precisávamos que isso fosse possível!!

- Em cargos de chefia as mulheres continuam a receber menos do que os homens. Só ainda não entendi, porquê?!

- Somos vitimas de muitos tipos de preconceitosomos o “sexo frágil”, somos más condutoras, mesmo as taxas revelando que temos menos acidentes que os homens…

- A nossa opinião em "assuntos de homens" é muitas vezes desconsiderada, ou seja, se uma mulher fala de futebol, carros, etc. ouve com frequência “tu não percebes nada disso”, mesmo sabendo tanto ou mais do que o homem interveniente na conversa.

- Se nós usarmos roupas extravagantes somos rotuladas de uma infinidade de nomes… não nos podemos vestir como queremos, mas sim como a sociedade obriga e por muito que queiram negar isso… todos sabemos que é real.

- Se fizermos sexo na primeira noite somos oferecidas… um homem que o faça na primeira noite é um garanhão, o mesmo se aplica para o numero de parceiros que ambos os sexos têm. 

-As mulheres em Portugal só puderam começar a votar sem restrições em 1974, embora se diga que a primeira mulher a votar foi em 1902, Carolina Beatriz Ângelo apenas conseguiu votar nessa altura aproveitando uma brecha na lei, em tantos países as mulheres não podem votar e para mim é inconcebível eu ter tantas amigas que nunca votaram, é vergonhoso que esse direito que nos foi permitido à tão pouco tempo, seja desperdiçado pelo simples facto de não valorizarmos de onde viemos.

Eu acho que podia continuar aqui a escrever até amanhã. (infelizmente)

Mas resta-me deixar o apelo para as mães de meninos que eduquem a nova geração para saberem respeitar e compreender o papel da mulher, vocês enquanto mulheres devem fazê-los, desde cedo, perceber como é o nosso mundo e toda uma nova geração pode começar a fazer deste mundo um lugar melhor para se ser mulher.


O meu desejo é que o dia Internacional da Mulher deixe de ser um dia de reivindicações atuais e se torne um dia para recordar apenas o que acontecia no passado.


Imagem retirada de: Juntos pela água

Sem comentários:

Enviar um comentário