3 de dezembro de 2014

1 de Dezembro - Dia Mundial da Luta Contra a SIDA - A primeira vez que vi alguém morrer com SIDA

Queria ter publicado este post no dia 1 de Dezembro, que é o dia mundial da luta contra a SIDA, mas não me foi possível, por isso, aqui vai.


Apesar de eu falar com alguma frequência de eu viver entre Portugal e Moçambique, talvez os seguidores mais recentes não o saibam.

Esta vida trouxe-me várias experiências e como sou voluntária numa associação/orfanato, tenho aprendido muito sobre a doença e quem padece dela.

Mas... esta história deu-se pouco depois da minha chegada aqui... este texto foi escrito por mim uns tempos depois da história, mas poderia escrever tudo agora de novo. Nunca me vou esquecer.

Na altura chamei ao texto "A vida por um fio"

“Estava numa cama de hospital, foi o olhar mais vazio que vi na minha vida, era como se aquela pessoa já não estivesse ali, como se algo muito mau tivesse possuído o seu corpo, descobri horas mais tarde que observei os seus últimos minutos de vida…”

Ela era uma jovem bonita, com um futuro promissor, trabalhava numa empresa multinacional, tinha um bom cargo, boas amizades, uma vida financeira estável e agora também tinha encontrado o homem da sua vida. Casaram e tudo era perfeito, um tempo depois de casarem surge uma desejada gravidez.
Mas… quando o bebé nasceu, apresentava um problema de pele, algo fora do comum. Os exames durante a gravidez revelavam que estava tudo bem com a mãe, mas o médico preferiu refazer todos os exames à mãe e também ao bebé.
Aquela criança nasceu seropositiva… a mãe era portadora do vírus da SIDA.
Ela rejeitou aquela criança, rejeitou a doença, rejeitou tudo, o marido negou ser portador do vírus e abandono-a. Em poucos meses a depressão que se apoderou dela, o desleixo com a alimentação, com a saúde, a recusa de tomar a medicação levaram-na aquela cama de hospital. Não falava, não ouvia e talvez já nem sentisse mais nada.
Veio a provar-se que ele era portador do vírus da SIDA e que a contagiou, será que a confiança que ela teve no marido e na sua lealdade não é a mesma que a maioria de nós tem?
Eu fui das últimas pessoas a ver aquele olhar, aquele triste fim… e posso garantir, nunca mais me esquecerei!

Divulguem, não precisa de ser propriamente o post, mas sim a mensagem nele contida.

5 comentários:

  1. Triste. Esta semana voltaram a falar imenso no VIH e é alarmante como ainda há pessoas que desprezam a prevenção.

    ResponderEliminar
  2. Li a história e é marcante, a senhora tinha um futuro pela frente e infelizmente aconteceu essa tragédia, mas o que mais me revoltou foi que o marido a contagiou e rejeitou-a? Ou só soube depois que tinha a doença? Ela confiou como nós confiamos nos nossos namorados/maridos e lá está a sida não tem rosto, ela não poderia imaginar uma coisa dessas, ele é que devia ter cuidado e ter-se prevenido antes, antes de acabar com a vida da pessoa que ama e antes de colocar uma criança no mundo que poderá vir sofrer também. :( Parece uma daqueles contos espalhados pela Internet aterrorizantes, mas é a dura realidade e que a mensagem circule e avise as outras pessoas sobre o perigo de ter relações sem proteção, o pai agora devia assumir a responsabilidade do filho!

    ResponderEliminar
  3. apenas conheci pessoas que tinham e que partiram mas nunca assisti a tal pessoalmente

    ResponderEliminar